terça-feira, 20 de setembro de 2011

Portugal - Um País Pequeno, Mas Rico em Cultura

Não é novidade que estou viajando por Portugal. Atualmente estou numa cidade chamada Seia, que fica na região da serra da Estrela. Aliás, é nesta serra, uma cadeia de montanhas lindas, onde está o ponto mais elevado de Portugal - cerca de 1950 metros de altura. Foto abaixo mostra a pequena torre que fica neste ponto mais alto.
As aldeias por aqui são muitas e bastante atraentes. Quando se chega nelas a impressão que temos é de que o tempo parou. Pouca gente nas poucas ruas e casas fechadas. Mas algumas têm pequenos castelos e casas feitas de pedras, como a pequena Linhares da Beira, que remonta ao século XII, foto abaixo.
Muita influência dos Mouros que por aqui ficaram 400 anos e deixaram sua marca não só no terreno, com castelos característicos, mas também na genética do português. Voltando à serra da Estrela podemos ver o Glaciar do Zezerê, onde ao fundo a cidade de Manteigas foi fundada, foto abaixo.
A natureza de Portugal é muito bonita, mas o que melhor me encanta é a simplicidade do povo português que vive no interior do país. E como nossos avós e pais pareciam com eles.

sábado, 17 de setembro de 2011

Ainda Cá por Portugal

Cá estou eu novamente falando da minha viagem por Portugal. No momento estou numa cidade chamada Marvão, que fica na divisa com a Espanha e localizada à cerca de 800 metros de altitude, uma cidade fortificada e bastante interessante. Como todas as cidades por aqui com um belo de um castelo.
Na foto acima temos a vista da cidade de Monsaraz tirada de seu castelo, que sempre fica no alto.
Aqui temos uma vista parcial do castelo da cidade de Marvão, local em que estou no momento.
Portugal é lindo e se come muito bem, além do excelente vinho.
Vejam só o bacalhau que comi num restaurante à beira da praia grande  entre Sintra e Cascais. Estava simplesmente uma delícia.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Viagem à Portugal - Lisboa

Ainda por aqui viajando nas terras de meus antepassados já conheci muita coisa de Lisboa.
Subimos as ladeiras do bairro de Alfama, onde os bondinhos andam em ruas estreitas subindo e descendo ladeiras. Almoçamos perto de onde este bonde está descendo e comemos bacalhau, para variar e carne de porco, tudo feito na brasa e uma delícia. Ah, também bebemos um vinho verde levíssimo, tirado na pressão e geladinho.
Também fomos ao Castelo de São Jorge, local de onde se tem uma bela vista de Lisboa, do Tejo e nos trás de volta à Idade Média.
Hoje fomos ao Palácio da Pena, que fica em Sintra, localizado no alto de uma colina e que nos proporcionou uma vista maravilhosa.
Vamos continuar por aqui a fotografar as belezas de Portugal.

domingo, 11 de setembro de 2011

Viajando por Portugal

Como alguns de vocês sabem estou a viajar pela terra de meus antecedentes neste nosso mundo. Cá cheguei ontem e estou a fazer um pouco de turismo pela bela cidade de Lisboa. A viagem até aqui foi extremamente dura e cansativa, com escala em Paris, muito tempo em aviões e sempre muito sono por noites mal dormidas.
Mas chegamos e Lisboa é uma cidade bonita, vibrante onde temos uma mistura do velho com o novo de uma forma não agressiva. Fotografei bastante e vou mostrar um pouquinho do que já capturei através de minhas lentes.
Como na bela ex casa de touradas, hoje casa de shows e exposições acima, com detalhes que lembram o oriente. Jantamos na chamada Cervejaria da Trindade, acho que é isso, que fica numa região que lembra muito nossa Santa Teresa no Rio de Janeiro, foto abaixo:
Onde além do bonde tem ruas estreitas e muitas subidas e descidas. Ainda tem muita coisa para eu ver e fotografar, então é só esperar.

domingo, 4 de setembro de 2011

Um Pouco Mais de Niterói

Pedras do Índio e Itapuca e ao fundo a praia de Icarai

Para quem gosta um pouco mais de Niterói.

Pelos Nossos Filhos


     Todos aqueles ou aquelas que se encontram com a minha idade provavelmente já têm filhos com mais de 20 anos. Muito me preocupa essa situação – nossos filhos no mundo atual e no futuro, se é que ele existirá e, como, isso se dará?
     Por que da preocupação? Simples, explico rapidinho: O nosso mundo atual é composto de indivíduos que fazem as coisas funcionarem e o mundo girar. Entretanto, como pode parecer o problema não é o mundo – Terra -, mas sim o mundo das pessoas, dos indivíduos. Já pararam para pensar nos jovens de hoje e perceberam o quanto são egoístas, extremamente agressivos quando se trata de defender seus interesses, além de estarem vivendo, em minha opinião, um conflito aberto quanto ao sexo e preferências sexuais. Vão dizer é coisa de velho toda essa história. Pode ser que seja.
     Bem, tenho noção que o mundo futuro é deles e o atual é nosso e deles. Contudo, nós não estamos fazendo nossa parte, porque acho não estamos sabendo dar o exemplo necessário que é saber dizer não em determinadas situações e, mostrar a todos que não fazemos parte e não aceitamos a imundice que se entranhou país afora.
     Paro às vezes para pensar – isso aconteceu várias vezes nas últimas semanas -, e me vem à cabeça o questionamento: Que mundo eu estarei deixando para os meus filhos e netos? Sinceramente não sei, mas com certeza não será o mundo que gostaria poder ver meus filhos e netos vivendo.
     Não estou falando, ou não estou descrevendo um simples conflito de gerações, coisa comum e facilmente identificável quando se avalia o relacionamento pais, filhos e avós. Estou tentando analisar o que vem tornando nossos filhos tão diferentes – pode até ser mesmo uma característica da própria geração -, então que seja, entretanto, não poderia deixar de dizer que nós teremos uma grande importância no que eles se tornarem, ou no que eles serão.
     Quero dizer que a minha visão não é exclusivamente pessimista, pois começo a ver mudanças tímidas que parecem mostrar o nascimento de pessoas novamente a fim de brigar pelos seus direitos e principalmente por aquilo que parece ser certo. Será uma nova geração em formação? Que seja e venha para mudar para melhor.

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca