domingo, 20 de março de 2011

Consciência - Um Delírio Individual e Coletivo?

Algo que sempre me intrigou bastante é a Consciência - o que é a consciência? Aqueles que estudam os distúrbios da mente e o psicológico de cada um de nós irão dizer: Ah, se refere ao estado de saber quem somos nós e tudo ao nosso redor, ou até vão dizer que se refere ao nosso Ego. Não concordo, ou melhor, não aceito, pois acho que a consciência é o que nos difere dos outros seres vivos.

Vocês acham que uma planta tem consciência do estado dela, de como estão suas folhas, se ela está num lugar que bate muito sol, ou que tem sombra demais, ou até se o seu dono a molha como deveria? Acho que não, mas não tenho como provar o contrário. Se partirmos para os chipanzés que  são 99% geneticamente iguais a nós - será que eles têm consciência deles e do mundo ao redor?

Em minha opinião é a consciência que nos faz diferentes de todos os animais e seres vivos e, digo mais, a consciência está estritamente ligada à inteligência, entretanto, ai surge outra complicação em meus pensamentos, pois não sei quem veio primeiro, ou se vieram juntas. A inteligência gera o pensamento, que é algo abstrato e invisível, mas que povoa nossos cérebros enquanto acordados e principalmente quando dormimos. Até para se ter a ideia de que temos inteligência é preciso termos consciência disso.
 
Consciência não é o simples fato de estarmos acordados, ou vivos, mas o fato de sabermos quem somos, em que lugar e em que mundo estamos e, até sabermos, o que queremos e gostamos. Na verdade a consciência foi um salto na escala evolucionista em que passamos do "piloto automático" para o nosso EU, ou seja, assumimos o comando de nossos corpos. Mas como assim assumimos o comando? Quem assumiu? O nosso cérebro ganhou o poder de criar pensamentos, ideias e passou a ter consciência de sua existência.

Se me falar que estou delirando neste momento não terei como deixar de concordar, porque o pensamento é um grande delírio, que produz um movimento no éter ao nosso redor e girar e dissipa como uma fonte de energia que se conjuga com outros pensamentos e atinge outras mentes. Quanto o pensamento - delírio -, pode viajar eu desconheço, mas acredito que pode nos levar até o infinito, ou mais longe do que imaginamos, ou deliramos.

Àqueles que após lerem este breve texto e começarem a achar que estou evoluindo com algum tipo de loucura, quero dizer que estou "consciente" de tudo que escrevi e pretendo me dedicar no futuro a novas abstrações e pensamentos que me levem a conhecer um pouco mais sobre todo esse delírio que acho ser ultra coletivo.

Não, ainda não estou louco pelos padrões normais de loucura.

sábado, 12 de março de 2011

Carnaval, Água e Cerveja

Mais um carnaval se foi. Quer saber a verdade do que eu penso? Ainda bem que acabou, pois acho um exagero o que se transformou hoje no carnaval. Bem, mas antes de você começar a pensar que estou ficando velho e rabugento, quero dizer que nunca gostei da festa carnaval, desde criança, mas nem por isso critico quem gosta de se "divertir" no período da folia.

Então por que eu acho um exagero o carnaval? Acho sim uma grande perda de tempo, quando já desde o início do ano começamos a planejar como será o nosso carnaval e a semana seguinte a ele. O negócio é tão complexo, que hoje no Brasil já se fala que o ano só começa após o carnaval. Olha, essa frase é bastante verdadeira. Eu mesmo estou há dias sem trabalhar, pois o meu serviço entrou em recesso. Vão falar assim agora: "Que bobão, reclamando por não ter que trabalhar". Não é que eu seja o exemplo, nem que acho o trabalho a principal coisa na vida, mas sem dúvidas precisamos mudar essa cultura.

Tudo bem que o carnaval é a maior festa popular do Brasil; que traz turistas para todo o território nacional e com eles dólares; que cidades do interior e turísticas Brasil afora têm uma injeção financeira importante, mas sou contra o exagero. E onde está o exagero? Na cultura popular de que deve se deixar tudo para após o carnaval, ou seja, só se começa a "botar o barco pra andar" após o carnaval. E quando o carnaval acontece em março, como este ano, o ano só começa verdadeiramente em março.

O brasileiro é um povo bom, com boa índole, alegre, mas carece de ter mais seriedade quando o negócio envolve produzir para o seu próprio desenvolvimento e do país. Vamos viver o carnaval no período do carnaval, ou seja, de sábado à terça-feira. Nada de antecipar o planejamento e com isso postegar as coisas importantes para após o carnaval. Temos que voltar ao trabalho na quarta-feira após o carnaval e fazer a vida continuar normalmente.

Nos países desenvolvidos não existe essa "moleza" - por exemplo, nos Estados Unidos o dia 24 de dezembro é um dia normal de trabalho. Aqui a gente começa a parar de trabalhar na semana do dia de Natal.

Dessa vez o carnaval foi aguado em quase todo o Brasil, com muita chuva, muitas mortes nas estradas, mas não deixou de ter também muita cerveja e farra. Poderíamos tentar um carnaval com mais responsabilidade.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Quando a Terra Reage

Infelizmente estamos assistindo um dos fenômenos mais terríveis da natureza. Após o terrível terremoto no Japão, de 8,4 pontos, talvez o maior da história daquele país, uma onda enorme, com mais de 10 metros de altura varreu a costa japonesa imponto destruição, como que complementando o que o terremoto não conseguiu fazer.

A Terra se move no espaço e se move em si mesma, gerando uma força enorme e quase que imensurável que destroi o frágil ser humano que luta para se manter em sua superfície. Mesmo o Japão, país preparado para os terremotos - comuns naquela paragem -, sofre intensamente a força da Terra sempre grandiosa. Nós sobreviveremos sempre à esses eventos ainda "menores", mas se vierem em sequência... .

Em verdade não existe como sobreviver a Terra se esta reagir de forma insuportável e com frequência.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Será Que Tenho Hipotireoidismo? Como Posso Saber?

O hipotireoidismo é uma doença da glândula tireoide em que esta passa a funcionar menos, ou mesmo pára de funcionar - deixa de liberar a quantidade adequada dos hormônios tireoideanos T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) para manter o metabolismo normal e fazer todos os tecidos ou órgãos do organismo funcionarem adequadamente.
Como você pode saber se tem hipotireoidismo? Bem, vamos tentar responder a esta questão por partes:

1 - Você tem história na família (parentes de primeiro e segundo grau) de hipotireoidismo, ou hipertireoidismo - quando a tireoide funciona demais -, ou mesmo história de doença da tireoide? Se sim podemos dizer que você tem a possibilidade genética de ter hipotireoidismo. Vale a pena ficar de olhos bem abertos e procurar pela doença. Se a história de doença tireoideana envolver tanto a família de seu pai quanto de sua mãe a possibilidade de você ter a doença aumenta muito.

2 - Você tem bócio? Ah, não sabe o que é bócio. É o crescimento da tireoide, ou seja, você tem a glândula tireoide aumentada? Se tem deve procurar um médico e este irá investigar a possibilidade da presença de nódulos e também investigará o seu funcionamento. Como sei se minha tireoide está aumentada? Na maioria das vezes o médico é que irá identificar, mas a glândula tireoide fica logo abaixo da chamada cartilagem cricóide. Bem, palpe o chamado "pomo de Adão", ou cartilagem tireoide. Palpou? Desça então em linha reta e perceberá uma outra proeminência - cartilagem cricóide -, a glândula tireoide está logo abaixo dela em forma de borboleta. Não se assuste, nem fique nervoso(a), pois no início é difícil palpar mesmo. Agora, não confunda excesso de gordura no pescoço com a tireoide aumentada. No entanto, quando a tireoide está muito grande fica fácil identificar.


3 - Tem sintomas de hipotireoidismo? Bem, aqui cabe um aviso: Muitos dos sintomas de hipotireoidismo são inespecíficos e podem ser confundidos com sintomas de outra doenças, ou mesmo de cansaço ou esgotamento do dia-a-dia. Então, o médico é que muitas vezes vai montar esse quebra-cabeças. Vamos aos sintomas mais importantes: Cansaço, desânimo, sonolência, depressão, dor muscular, dificuldades de raciocínio e esgotamento. Aqui também cabe um aviso: Esses sintomas vão aparecer ou não dependendo da gravidade do hipotireoidismo. Uma forma leve pode não dar sintomas aparentes.

4 - Tem sinais de hipotireoidismo? Os mesmo avisos acima cabem também para os sinais, que são: Pele seca, unhas frágeis e quebradiças, cabelos sem vida, sem brilho e que caem facilmente, pele com coloração amarelada, nas mulheres aumento da menstruação, anemia, colesterol elevado, queda do terço externo das sombrançelhas, hipertensão arterial diastólica (aumento da mínima), aspecto lentificado e voz rouca.

O médico junta a história da doença atual do paciente, onde ele procura colher os sintomas, como também a história da família, ao exame físico onde ele procura encontrar os sinais. Com toda essa informação o médico levanta hipóteses diagnósticas e ai solicita os exames complementares para confirmação diagnóstica.

Se você se enquadra no que foi exposto acima e principalmente não está se sentindo bem, procure um médico, pois só ele poderá fazer o diagnóstico e tratamento corretos.

sábado, 5 de março de 2011

Morte e Frieza

Vez por outra gosto de tentar analisar o que vem ocorrendo no dia-a-dia. Confesso que não tem sido uma tarefa fácil e cada vez que paro pra pensar nos fatos ocorridos, a surpresa e o espanto tomam conta de mim. Mas, vou tentar comentar o que acho de importante vem ocorrendo no mundo atualmente.

O que mais chamou a atenção nos últimos dias no Brasil foram dois casos que envolveram a morte de pessoas inocentes:
No Rio tivemos o assassinato à sangue frio da menina de seis anos pela fria e vazia amante do seu pai - o caso da menina Lavinia -, uma demonstração clara de como os sentimentos mais vazios que envolvem os seres humanos, podem se transformar numa arma mortal impiedosa, que não poupou nem a inocência da jovem menina utilizada como mecanismo de vingança. O pior de tudo foi a frieza da assassina. Coisas do mundo de hoje? Isso não acontecia ou aconteceu no passado? Acho que sim, mas o mundo faz tudo retornar em determinadas situações em que a fraqueza humana se expõe.
Em São Paulo a violência foi também impiedosa e terrível, pois foi o assassinato de um casal pelo seu próprio filho. Já vimos isso no passado, mas dessa vez a alegação por ter tido tamanha raiva a ponto de matar os pais, pelo assassino, foi de que estava cansado de ouvir os pais o mandarem trabalhar. Isso mesmo, ficou com raiva e elouquecido por ter ouvido os pais o mandarem trabalhar. Entretanto, a violência foi tamanha e a frieza do assassino também, pois este se utilizou de uma faca para matar os pais. Matar com um tiro é uma coisa, mas à facadas... .

Que a violência está saindo de nossos corpos e fugindo de controle não é novidade. O mundo afora está se transformando e a "bola da vez" é a Líbia. Acho que todo o mundo árabe não será o mesmo após o Egito, mas é assim que a coisa caminha.

Quanto ao Brasil, cabe a nós evoluirmos, porque o mundo está melhorando, com violência sendo usada para a transformação, não para ceifar vidas indefezas.

terça-feira, 1 de março de 2011

Homo Evolutis

Apesar de não parecer e muitos assim o achavam, nós seres humanos, estamos evoluindo. Isso mesmo, evoluindo, o que já foi muito contestado por pesquisadores, por acharem terem os seres humanos uma grande capacidade de adaptação ao meio - sentem frio fazem uma fogueira, ou utilizam roupas quentes, ou mesmo se mudam de lugar -, ao contrário, por exemplo, dos ursos, que aguardam algumas gerações para que os seus pêlos fiquem mais grossos e os tornem adaptados ao frio. No entanto, estamos sim evoluindo e é o que mostram os estudos com DNA humano.
Recentemente foram encontradas cerca de 250 alterações no DNA humano, que continuou a mudar por seleção natural, o que mostra claramente a transformação que vem se dando em nosso genoma nos últimos dez mil anos. Quando comparados o DNA de pessoas de diferentes partes do planeta, fica clara a modificação que está ocorrendo de forma diferente em pessoas das várias partes da Terra. Algumas dessas alterações são óbvias, como por exemplo, a cor da pele, mas também vêm ocorrendo modificações no metabolismo, o que nos permitiu utilizar o leite em nossa alimentação - bovino -, o que seria impossível anteriormente.
O que poderia funcionar como gatilho para essas transformações genéticas? Quase que certamente poderíamos dizer que as doenças estão envolvidas com as transformações genéticas que vêm ocorrendo.
Hoje estamos a evoluir e certamente nunca paramos de fazê-lo, entretanto, como provavelmente aconteceu no passado vamos conviver com diferentes espécies de Homo Sapiens, até que tenhamos uma diferença bem significativa para podermos falar em outra espécie. Foi assim que aconteceu com o homem de Neanderthal e o Homo Sapiens, que conviveram no planeta ao mesmo tempo, principalmente em algumas regiões. Só para termos uma ideia, a disparidade genética entre nós humanos e os Neanderthal é menor que 0,004%.
Estamos evoluindo no metabolismo, na capacidade e forma de cheirar, saborear e ver. Seremos seres com um cérebro menor, com uma menor estatura e com uma tendência a um aumento de peso.

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca