sábado, 27 de novembro de 2010

Enfim a Guerra!

    A violência no Estado do Rio de Janeiro atingiu o seu ápice. Já era hora de acontecer algo traumático, pois são anos de descaso e abandono, quando os traficantes conseguiram viver livremente e estabelecer seus espaços. Sempre se falou que a batalha do Rio era uma verdadeira guerra, pois se usa armas de grosso calibre, granadas e tudo mais que só se vê numa guerra de verdade.

    Hoje estamos vivendo a nossa guerra. Uma guerra civil entre indivíduos que nasceram e escolheram o lado do crime para defender e a sociedade de direito. Os que escolhem o lado do tráfico vivem poucos anos, morrem cedo e barbarizam a vida das pessoas de bem enquanto estão vivos.

    Enfim a guerra do bem contra o mal. Estamos vendo as forças estaduais e federais – polícia militar, polícia civil, exército, marinha, aeronáutica, polícia federal -, cumprindo o seu papel e libertando as comunidades abandonadas pelo poder público do julgo do tráfico de drogas. A pergunta que se faz necessária é: Poderíamos não ter chegado a esse ponto? Acho que sim!

    Claro que sim se o governo federal conseguisse evitar a entrada de armas e drogas no país através de nossas combalidas fronteiras. Com certeza se o governo estadual tivesse dado às comunidades a atenção necessária – escolas, saneamento, saúde, cidadania. E lógico que sim se a prefeitura tivesse cumprido o seu papel de transferir o dinheiro dos impostos arrecadados para serviços às comunidades.

    A única coisa que esperamos é que essa luta contra o crime organizado seja vencida pelo poder público e, que, o futuro, seja o fim do tráfico de drogas no Estado do Rio de Janeiro. Mas sem escolas e acolhimento às comunidades que estão sofrendo com o abandono, nada terá resultado.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Obesidade – Enfim Teremos a Cura?

    A obesidade tem sido um problema para todo o mundo atual. O número de pessoas com sobrepeso e obesidade tem aumentado de forma assustadora, mesmo em regiões do planeta onde não existiam obesos, como por exemplo, na Ásia. Somente em regiões onde existe carência de alimentos – vide África -, não se vê esse problema.

    Em verdade não existe obeso, ou melhor, gordo saudável. Já houve esta tentativa de querer taxar a obesidade em indivíduos sem doenças associadas (hipertensão arterial, diabetes, elevação na taxa de colesterol), como tendo uma obesidade saudável, ou sendo um gordo saudável. Isso é de um enorme engano, pois nossos corpos não foram feitos para estocar gordura em excesso, apenas o necessário para manter a carga energética num momento de dificuldades, como por exemplo, períodos de fome. Então, vamos tirar de nossas cabeças a ideia de que possa existir um indivíduo com sobrepeso, ou mesmo obeso e seja ele saudável.

    Recentemente uma "luz surgiu ao final do túnel"! Isso mesmo, pesquisas com um possível antagonista do hormônio Grelina, produzido principalmente por nossos estômagos, vêm sendo publicadas. Este hormônio é liberado quando o estômago está vazio, ou seja, quando precisamos comer e, por isso, a Grelina é chamada de hormônio da fome. Ela estimula o cérebro de forma que provoque fome e nos faça comer. O uso de um antagonista da Grelina em obesos agiria, possivelmente, como inibidor da fome e provocaria emagrecimento.

    Existem vários estudos em animais mostrando que a droga seria promissora, mas temos que esperar outros artigos com estudos em seres humanos, para que possamos ver a real possibilidade de se utilizar tal droga. No entanto, a ideia de se inibir a fome antagonizando um hormônio que muito contribui para ela soa bem. Por enquanto, como não temos uma droga milagrosa para tratarmos obesidade, vamos tentar preveni-la. Fazer exercícios regulares e se alimentar de forma correta ainda são os melhores remédios.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mãe – A Referência de Nossas Vidas

   

     Gosto de compartilhar minhas emoções já que sempre tive dificuldades em expressá-las. Por isso estou escrevendo neste momento sob forte emoção, mas a razão de estar escrevendo não é relatar meu sofrimento, pelo contrário, quero expressar o meu eterno agradecimento a todos aqueles que se mostraram amigos e comigo compartilharam da dor pelo passamento de minha amada mãe. Posso dizer que é nesses momentos que reconhecemos os verdadeiros amigos.

    O que dizer de minha mãe? Apenas dizer que foi realmente mãe e como toda mãe que se preze sempre defendeu suas crias e mais, foi além, pois ajudou irmãos, sobrinhos, cuidou dos pais e sempre manteve uma postura de mãe de todos. Comigo foi supermãe, único filho homem, só isso basta pra se perceber como era. Ciúmes, amor, coração de mãe. Para ela eu sempre estava certo e os outros errados.

    Nos últimos meses estava mal, sofrendo com perdas e me dizia que não tinha mais vontade de viver. Tentei de todas as formas a manter forte procurando sempre estimula-la, mas nada. Até que seu corpo cedeu às pressões e ficou mal de um dia para o outro. Foram pouco mais de dois meses de agonia e sofrimento com a internação e finalmente veio o que já esperávamos. Achei que estava preparado, no entanto, não existe preparo para se viver tal situação. Todos que passaram por isso sabem bem o que significa.

    Já há alguns dias venho tentando guardar em minha mente as boas lembranças, porque acho ser isso o que mais importa. Hoje ela continua viva dentro de meus pensamentos, como também dentro de cada um que gostava dela. Por isso, digo com certeza que a minha mãe, sempre uma referência, ainda vive dentro de mim.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Pai também sofre!

    Todos conhecem a maratona que é para os jovens e para nós pais o famigerado vestibular. Agora, neste exato momento encontro-me escrevendo, com um pouco de cólicas, mas com a intenção de dar vazão à minha ansiedade, pois acabei de deixar meu filho mais novo na porta da escola onde ele está fazendo a prova de vestibular para a UFRJ. Vejam como é complicado, porque senti nele a ansiedade e o nervosismo que tive há 32 anos quando ia para o vestibular. Na verdade, acho que estou também fazendo vestibular, mas só que desta vez não posso fazer nada, pois as provas são com ele.

    Tenho mais dois filhos, que já estão formados e trabalhando, contudo, sofri menos com eles no vestibular devido à postura com que tinham diante dos exames. Entretanto, meu mais novo, que quer fazer medicina, a minha carreira e também a da mãe, talvez por isso, ou talvez por ser o mais novo, ou talvez porque fique tenso como eu ficava antes de cada prova, me deixa do modo que me encontro agora – com cólicas e me sentindo ansioso como se eu estivesse fazendo prova.

    É, sofre seu bobão, mas o que eles não entendem é que somos assim porque queremos sempre o melhor para eles e por isso "embobecemos". No entanto, tenho que reconhecer a tarefa hercúlea que é passar hoje num vestibular de medicina para uma instituição pública. A competição é enorme e como não poderia deixar de faltar à pressão vem de todos os lados. Sinceramente não consigo entender porque tanta procura pela carreira medicina.

    Bem, só desejo que ele consiga superar esta etapa da vida e que amadureça para ter o futuro brilhante que merece. Viram como realmente ficamos bobos?

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ENEM - Eu Não Estudo Mais!

Mais uma vez estamos assistindo a incompetência do estado em cumprir com suas funções básicas. Isso mesmo, o Ministério da Educação, que ficou por um ano programando o ENEM - consumiu muito dinheiro, montou a prova, licitou a gráfica, se preocupou com o sigilo, mas se esqueceu de revisar o texto de alguns cadernos de prova e do cartão de resposta. O resultado todos já sabem... .
Agora temos 4 milhões de indivíduos estressados por não saberem se o exame valeu e uma justiça querendo jogar água quente na fervura. Ninguém se entende mais e o ministro fala uma coisa, o presidente, como sempre jogando para os holofotes, fala outra e ficamos sem saber o que irá acontecer. Que bagunça!
O mínimo que deveria acontecer seria a demissão do ministro da educação e a queda de todos que não organizaram o ENEM. Mas, nesse governo, nós já sabemos que não é assim que a banda toca.
Então gente que batalhou, suou a camisa e perdeu dias e noites de sono por causa do ENEM; se preparem porque vai mais uma vez sobrar para vocês.
Acho eu, na minha humilde opinião, que o ENEM não deveria ser anulado e aqueles que foram prejudicados tinham que ter a chance de fazer o exame novamente em igualdade de condições com os outros.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Comer, Rezar e Amar

    Seria muito bom se a vida fosse simples e se resumisse a três práticos verbos – Comer, rezar e amar. Infelizmente ela não o é e acabamos tendo que conjugar uma enormidade de verbos e de ter que usar muitos nomes, pronomes e adjetivos. Então, a vida em realidade não é nada simples e sim muito complexa e complicada. Mas, por que seria simples?

    Há poucos dias assisti ao filme baseado no best seller "Comer, Rezar e Amar" que conta a história de uma escritora que após traumática separação resolve conjugar os verbos que dão nome ao livro em lugares diferentes do mundo. Confesso que não li o livro, entretanto, gostei da história e do filme. Acho que a mensagem principal é que vivemos em busca da satisfação, ou de algo impossível que é a felicidade, mas estas não estão em lugar algum que não seja dentro de nós mesmos. Por isso, podemos sim viver conjugando poucos e simples verbos.

    Por que Comer, Rezar e Amar? Seriam esses verbos essenciais à vida? E Respirar, Beber e Ver? Também acho que a escolha dos verbos aos quais desejamos conjugar é livre, e isso, se torna uma importante mensagem que devemos ter em nossas mentes sempre que começamos um novo dia.

    Contudo, a escolha Comer, Rezar e Amar, esta sequência, tendo como base do tripé o verbo Rezar, que significa meditar e encontrar Deus coloca nos extremos verbos que hoje nos dão prazer – Comer e Amar -; mas que são essenciais à vida. Como assim essenciais à vida? Sim, pois sem comer morremos de fome e sem energia, mas transformamos essa necessidade essencial em prazer quando comemos pratos apetitosos e bonitos. Da mesma forma, Amar se completa com sexo e este se conjuga com prazer.

    Então, na minha visão posso ousar dizer que tendo Deus no centro de tudo podemos ter prazeres essenciais nos extremos de nossas vidas, afinal, viver não é só sofrer.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Monteiro Lobato Racista?

O brasileiro não tem o hábito da leitura. Lemos muito pouco e não temos a tradição de passarmos para nossos filhos o gosto por um bom livro. Eu adquiri o hábito de ler estimulado pelo meu pai, que aprendeu a gostar de livros com meus tios. No entanto, apesar de não sermos afeitos aos livros temos e tivemos excelentes escritores e um desses foi o Monteiro Lobato.
Escritor engajado na vida pública e voltado para questões sociais teve metade de suas obras dedicadas à literatura infantil e a outra parte baseada em contos sobre temas brasileiros. Não é que sobrou pro Monteiro Lobato!
Isso mesmo, agora estão querendo colocar a obra do grande Lobato como algo politicamente incorreto, pois estão destacando alguns trechos de sua obra infantil, o famoso Sítio do Pica-Páu Amarelo, como racista, ou preconceituoso contra a raça negra. A personagem Tia Anastácia, negra e fundamental à obra do escritor, em determinado trecho sobe em uma árvore fugindo de uma onça e o autor descreveu tal escapada da seguinte forma: “Tia Anastácia que nem uma macaca trepou na árvore…”.
Alguns estudiosos ligados a questões raciais e ocupando cargos em escritórios que estão no mínimo 60 anos atrasados, pois ficariam muito bem estabelecidos numa certa Alemanha do senhor Adolpho, onde raça era questão primordial, resolveram achar tal passagem racista, ou com conotação preconceituosa contra a raça negra. Com isso propuseram a censura a tais passagens no livro do grande Lobato, que é usado nas escolas. Parece que chegaram mesmo a propor a retirada do livro do escritor das bibliotecas e escolas. Pode?
Lógico que isso tudo é uma grande bobagem e na verdade uma forma preconceituosa e doentia de ver o mundo. Encontrar conteúdo racista na obra de Monteiro Lobato é o mesmo que ver ETs em nossa casa. Coitado de nós que temos que conviver ou pelo menos dar atenção a esses censores da raça. Não a esse absurdo! Cuidado com esses entendedores de questões raciais, pois daqui a pouco estaremos sendo classificados pela cor de nossas peles e seremos presos se pronunciarmos certas palavras.

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca