domingo, 29 de agosto de 2010

Como Evitar o Diabetes?


    A diabetes tipo 2 é hoje considerada uma doença epidêmica em todo o mundo e por isso tem e deve ser prevenida, pois não é somente o fato de ficar diabético, mas todo o risco que a condição que predispõe à doença causa. Por exemplo, o indivíduo que tem diabetes, ou aquele que tem predisposição para ter a doença, apresenta um grande risco de infarto do miocárdio, como também acidente vascular cerebral. Por isso, se você tem história familial de diabetes procure se cuidar e tente mudar o estilo de vida o mais rápido possível.
    Então, o que fazer? A resposta é básica e rápida: Mudar o estilo de vida. – Como assim mudar? – Fazer aquilo que ninguém gosta – dieta e exercício! Na verdade não precisamos chamar de dieta, mas sim podemos dizer que é uma forma de comer corretamente. Se alimentar com alimentos menos calóricos, rico em fibras, com pouca gordura saturada, comer mais vezes por dia e em pequenas quantidades. Evitar beber líquidos muito calóricos, como refrigerantes com açúcar e pouca bebida alcoólica. Quanto à atividade física deve ser regular, preferencialmente diária e de acordo com as condições do indivíduo.
    Com uma alimentação correta e atividade física regular evitamos a obesidade, principalmente a abdominal e melhoramos a utilização da glicose pelos músculos e também a produção de glicose pelo fígado, o que leva a um controle adequado da glicose e uma melhor ação da insulina. Isso tudo evita a aterosclerose e, por conseguinte a doença cardiovascular.
    Hoje vivemos não somente uma epidemia de diabetes, mas também uma epidemia de obesidade, doenças que andam juntas e que podem ser evitadas e, repito, através de mudanças nos hábitos de vida.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Encontrar Deus dentro de nós


            Na vida aprendemos a sofrer e a nos desvencilhar daquilo que nos faz mal. Às vezes não temos como escapar das situações, mas temos que aprender a lidar com elas. – Por que estou falando issso? – Bem, a coisa quando está ruim nós geralmente falamos: - Ah, pior não pode ficar… . Ledo engano, pois a possibilidade de ficar pior é só a possibilidade de ficar pior.
            Mas temos que tocar a vida e continuar a fazer tudo que fazemos, porque não podemos parar. Dividir a cabeça em vários segmentos é de suma importância para que possamos conseguir continuar vivendo, pois assim podemos fechar a portinha da preocupação maior naquele momento e abrir a do trabalho, ou qualquer outra coisa. Isso ameniza o sofrimento, mas não acaba com ele.
            Tenho passado por momentos complicados nos últimos meses e precisamente no último final de semana a coisa ficou difícil – pensei em desistir num primeiro momento -, mas a clarividência divina me veio ao encontro e pude tratar tudo da melhor maneira possível. Por isso hoje já racionalizo sobre a situação e consigo manter minhas atividades em dia.
            Às vezes descobrimos que existe uma força em nós que é maior que tudo. Acho que isso se chama Deus! O que temos que fazer é descobrir Deus dentro de nós.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ainda dá Tempo para Mudarmos o Brasil


Bem, estamos chegando às eleições e o cenário se faz terrível! Em quem votar? Muitas vezes penso e não vejo alternativas. Vivemos um momento de endeusamento e todos sabemos como isso é perigoso.
Sorrateiramente os políticos impediram que se façam críticas a eles. – Como assim? – Simplesmente criaram uma lei que impede por todo o período eleitoral que se façam peças de humor usando os seus nomes ou imagens. – Mas isso é crítica? – Sim, o humor é uma forma importante de crítica ao que vem acontecendo e essa lei nada mais é que uma forma de censura.
O problema é que podemos estar sendo enganados: Pelas pesquisas; Propaganda enganosa e pela falsa impressão de que tudo nunca esteve tão bem. Isso mesmo, nos é passado um estado de que tudo está uma grande maravilha e de que nós somos uma economia em franca expansão e que seremos os maiores do mundo em pouco tempo. Nós brasileiros adoramos isso!
Há pouco tempo o Cristóvão Buarque falou uma coisa muito importante, aliás o que lhe é peculiar. Disse ele: “Nós estamos muito chateados por termos ficado em oitavo lugar na copa do mundo de futebol, mas deveríamos sim ficar chocados e terrivelmente chateados por estarmos quase em último lugar no mundo em termos de educação”.
Agora é a hora em que os políticos vão prometer tudo em relação a educação, mas alguns deles estão no poder há quatro ou mais anos, ou já estiveram lá e, pergunto: - O que fizeram em relação a educação? – Ah, sim construíram escolas. Mas pagaram bem aos professores? Deram condições de trabalho adequadas a eles? Melhoraram as condições de vida dos alunos para que pudessem estudar e aprender em paz? Estimularam os professores com aprimoramentos? Não preciso nem responder pois vocês já sabem a resposta.
Então gente vamos colocar a mão na massa e procurar votar em gente que realmente têm um passado e um possível futuro limpo, além de principalmente algo a acrescentar. Não adianta votar só porque o indivíduo tem fama de honesto, porque isso não é pré-requesito, mas sim obrigação.
Vamos votar e tentar mudar este Brasil que precisa ser mudado.

domingo, 15 de agosto de 2010

Uma Pessoa Especial


    Ser uma pessoa especial é ser diferente; podemos dizer também modificada, ou aquela pessoa que atingiu um estágio superior. Este superior não tem nada a ver com estar acima, ou ser melhor que ninguém, mas sim ter uma mente evoluída, o que acho será o fim de quem se dedica a pensar um pouquinho nas coisas que vão se passando em nossas vidas. Com o passar dos anos nós evoluímos e aprendemos a não valorizar certas coisas e a valorizar muitas outras que antes seriam consideradas futilidades. Entretanto, poucas pessoas conseguem atingir esse estágio, o que é uma pena! Vou tomar a liberdade de transcrever abaixo o que escreveu um pai especial para seus familiares no dia dos pais, pois não teve coragem dizê-lo de viva voz porque certamente não conseguiria suportar a emoção:

    "O CAMINHO"

    "DOMINGO PASSADO APRENDI MAIS SOBRE O SIGNIFICADO DA VIDA, QUE LEVA E TRAZ. LEVOU DE MIM PESSOAS QUERIDAS, MAS, POR OUTRO LADO, TROUXE UMA FAMÍLIA QUE MUITO ME É IMPORTANTE. SÃO ENTES COM OS QUAIS TRILHO O CAMINHO PARA SER, UM DIA, RECEBIDO NO REINO DO MEU DEUS. PARA TANTO, BUSQUEI SEMPRE DEIXAR UM LEGADO DE VALORES MORAIS, SEM OS QUAIS FICA DIFÍCIL DEUS NOS ENCONTRAR. MEU MAIOR PROJETO DE VIDA FOI E SÃO VOCÊS E SEUS FILHOS. O CAMINHO DO AMOR ESTÁ ABERTO. BASTA PAVIMENTÁ-LO COM OS VALORES DA CARIDADE, HUMILDADE E DA VERDADE. É O QUE GOSTARIA DE FALAR NO DOMINGO, MAS FALTOU CORAGEM PARA SUPORTAR A EMOÇÃO."
    Acho que não preciso dizer mais nada. Bem, só uma única coisa: - Quero ser especial um dia...!

domingo, 8 de agosto de 2010

Pai Mesmo?


    Às vezes ouço mulheres que são viúvas ou mesmo separadas e que criam seus filhos sem a presença direta dos pais dizerem que hoje, "Dia dos Pais", também seria dia delas, pois se acham mãe e pai ao mesmo tempo. Não concordo com isso. Acho que essas mães podem ser excelentes mães, boas mães, mas nunca serão pais ou pai. Esta forma de pensar simplifica a figura do pai, pois coloca o pai como um ser que fala grosso, tem mais testosterona no corpo e que tem a obrigação de prover recursos para a família. Na minha modesta opinião ser Pai é muito mais do que isso!

    Ser pai não é apenas estar presente, mas sim ser presente e principalmente na hora certa. É saber dar conselhos e ser um exemplo a ser seguido pelos filhos. O pai tem a obrigação de mostrar o caminho e de amparar o filho para que não saia do caminho e principalmente dar aquilo que ninguém mais pode dar, que é o AMOR DE PAI! Existe o AMOR DE MÃE, que é algo fantástico e indescritível e que representa uma vida, mas certamente o AMOR DE PAI também é algo surpreendente que enriquece nossas vidas e posso dizer ser também indescritível e apenas vivível.

    Transformar a figura do pai num mero provedor de recursos e do famigerado "chefe de família" é querer subverter a pureza que existe na relação filho, filha e pai. Hoje sou pai, mas tive pai e este foi um verdadeiro pai que presente em minha vida, enquanto viveu, soube dar aquilo que nem ele sabia estar dando – AMOR DE PAI. Por isso, hoje, faço questão de viver com meus filhos uma relação madura de pai e filhos e com todas as minhas falhas, pois sou um animal humano, vou tentando dar o que é mais importante em toda a relação entre pais e filhos: Muito Amor e Carinho!

domingo, 1 de agosto de 2010

Cadê a Ética?


    Estamos vivendo um momento sui generis. Isso mesmo, a coisa anda ficando estranha e o pior é que pode se agravar. O que está acontecendo? – Vocês têm observado ao seu redor como estamos vivendo situações estranhas? – Não? – Então deixa lembrar-lhes alguns fatos:

    Na semana passada durante o grande prêmio de fórmula 1, quando o brasileiro Felipe Massa que liderava a prova e provavelmente iria ser o vencedor foi obrigado a obedecer as ordens do Box e deixar o espanhol Fernando Alonso passar a sua frente e ganhar a corrida, fez-se o chamado "jogo de equipe". No entanto, quando ao fazer isso a equipe Ferrari esqueceu que muitas pessoas estavam naquele momento assistindo ao grande prêmio e torcendo pelo brasileiro e outros que também assistiam queriam ver vitorioso o melhor piloto durante toda a corrida, ou seja, respeitando a esportividade. A equipe Ferrari pensou apenas no negócio e se esqueceu, ou simplesmente não deu a mínima para o esporte e principalmente para os torcedores. Acho que muita gente vai pensar ser isso coisa normal, mas em minha opinião achar isso normal já é anormal.

    Outra coisa que vem denotando a total falta de ética e respeito com as pessoas são as associações políticas que estão se formando pensando-se nas eleições que estão por vir. Já viram que salada está sendo feita? Hoje não existe ideologia, muda-se de opinião a qualquer custo e velhos adversários, ou até inimigos em campanhas passadas, hoje são vistos juntos em grandes fotos espalhadas pela cidade como se fossem amigos de longa data. Foi pro espaço a ética e palavras ofensivas proferidas no passado são simplesmente esquecidas. Cadê a ideologia e o respeito ao eleitor que deveriam preponderar neste momento? A frase da vez é: "Juntos poderemos mais". Talvez a frase correta fosse: "Juntos poderemos r....r mais".

    Entretanto, tudo isso não está acontecendo por acaso. Nos últimos anos a semente do desrespeito a todos os valores éticos vem sendo plantada em todo o planeta. O que vale é os resultados independente do que se faça para alcançá-los. Não se respeita as pessoas, o desejo delas e principalmente a necessidade de termos aquilo que podemos ter. É na política e no esporte e no negócio que vemos bem claro para onde estamos indo e o final do caminho não é nada bonito.

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca