domingo, 19 de dezembro de 2010

Hipotireoidismo – Perguntas Frequentes

    Muitos pacientes têm dúvidas sobre a doença hipotireoidismo, por isso resolvi responder a várias perguntas para tentar sanar algumas dessas dúvidas:

    - Se eu estiver doente, com uma infecção na garganta, por exemplo, e tiver que tomar um antibiótico, eu devo interromper o uso do hormônio da tireoide?

    Resposta: Não. Em vigência de qualquer infecção, ou mesmo um quadro de diarreia, ou qualquer outro problema em que tenha que utilizar qualquer medicamento, nunca interrompa o hormônio tireoidiano (Puran T4, Synthroid, Euthyrox, Levoid). São nesses momentos de risco, em que o organismo está enfrentando uma infecção, por exemplo, que mais precisamos dos hormônios da tireoide.

    - Se eu tiver que sair de casa para uma festa, ou ir a uma comemoração onde tenha a intenção de beber bebida alcoólica, devo deixar de tomar o hormônio tireoidiano neste dia?

    Resposta: Não. Nunca deixe de tomar o seu remédio, mesmo que vá beber bebida alcoólica mais tarde. Entretanto, beba sempre com moderação.

    - É verdade que o hormônio da tireoide deve ser tomado em jejum?

    Resposta: Sim, sempre em jejum e se deve esperar pelo menos 20 a 30 minutos para tomar o café da manhã. Isso é necessário, pois os alimentos interferem na absorção dos hormônios da tireoide.

    - Por ter hipotireoidismo devo fazer alguma dieta especial?

    Resposta: Não. A única coisa que o paciente com hipotireoidismo deve fazer religiosamente é tomar o seu hormônio em jejum diariamente.

    - Por ter hipotireoidismo eu posso fazer exercícios?

    Resposta: Sim, deve viver uma vida absolutamente normal.

    - O hipotireoidismo é causa de obesidade?

    Resposta: Não. Se o paciente que tem hipotireoidismo não estiver corretamente tratado pode ocorrer um ligeiro ganho de peso, ou mesmo até uma dificuldade em se perder peso, mas hipotireoidismo não é causa de obesidade.

    - Devo interromper o hormônio da tireoide se engravidar, visto que na gravidez devemos evitar qualquer medicação?

    Resposta: Não. A mulher com hipotireoidismo que engravida deve ir logo ao seu endocrinologista, porque este irá aumentar a dose do hormônio da tireoide, pois a criança, principalmente nos três primeiros meses da gestação, usa somente o hormônio tireoidiano da mãe devido sua tireoide ainda não estar formada. Isso é tão importante, que o primeiro, a saber, da gravidez da mãe com hipotireoidismo deve ser o seu endocrinologista.

    - Caso me esqueça de tomar o remédio um dia o que faço?

    Resposta: Se for somente um dia não tem problema, mas mesmo assim pode tomar quando se lembrar. Nunca tome a dose dobrada no dia seguinte caso tenha esquecido de tomar no dia anterior.

12 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Rubens,

Estas são as dúvidas do dia a dia.

Muito útil seu post.

Um abraço,

Mario Picanço Jr.

Rubens A Cruz Filho disse...

Obrigado amigo Mario.

Malu disse...

Dr. Rubens,

Tenho 35 anos e descobri meu hipotireoidismo há 5. Muito esclarecedor seu post sobre esse assunto. Eu sempre procuro sites e blogs para me atualizar a respeito desse distúrbio. Não sei se você conhece, mas o site www.mulhersemfalta.com.br é também muito interessante.

Um abraço.

Nana Cruz disse...

Olá Dr! Quanto tempo é necessário para que seja considerado jejum suficiente para tomar o hormônio? Ex: voltando de uma festa as 3 da manha, como algo em casa, ou tomo um suco... Quanto tempo depois posso tomar o remédio? Obrigada!

Rubens Cruz Filho disse...

O ideal é um período de jejum de 8 horas. Mas se não tiver esse tempo todo pode ser com algumas horas após comer.
Um abraço.

José Neto disse...

Olá boa tarde.
Adorei seu post, me tirou dúvida sobre o jejum e sobre hipotiroidismo na gravidez, porém a em mim a doença só se manifestou agora no penúltimo mês de gravidez e estou tomando remédio.
Parabéns pelo post, ficou simples e direto...sucesso.

Khelen

Anônimo disse...

Olá estou no quinto mês de grávidez e estou com tsh alto, no limite. Devo fazer uma reposição hormonal para garantir as necessidades do bebê, mesmo que o ultrassom esteja informando que está tudo de acordo com o tempo de gestação?

Muito obrigada!!!

Rubens Cruz Filho disse...

Olha, o ideal é procurar um médico endocrinologista já. Pois o TSH da grávida, principalmente no primeiro trimestre, deve ficar abaixo de 2,5 mcUI/mL.

Anônimo disse...

Parabéns pelo post, muito esclarecedor e direto. Estou iniciando o tratamento pois meu TSH está 3,43 e o médico quer diminuí-lo pois quero engravidar. Tirou todas as minhas dúvidas. Obrigada!!!

Abraço

Giuliana

Mônica disse...

Dr. Rubens,
Eu tomei o Synthroid 100 mcg e tenho notado muita queda de cabelo e pele ressecada, será que deve ser por causa do hormônio? Aguardo resposta.Obrigada!

Mônica disse...

Eu estou tomando o Syntroid 100 mgc a pedido da minha endocrinologista, e estou tendo uma queda mais que o normal de cabelo e a pele principalmente das mãos estão ressecada, isso pode ser por causa do hormônio ? Aguardo resposta, obrigada.

Rubens Cruz Filho disse...

Olá Monica,
Não é pelo remédio. Tem que procurar sua médica para que ela avalie se a dosagem está adequada. Pele seca e queda de cabelos tem várias causas além de hipotireoidismo.

Um abraço.

Sudoku Puzzles

Ocorreu um erro neste gadget

Webcams no Mundo

Loading...

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca

Fish