domingo, 27 de setembro de 2009

VIAJANDO PELA ÁUSTRIA


Há dois dias chegamos à Áustria vindos de Paris. Na verdade chegamos a Paris na segunda-feira e ficamos lá por quatro dias, quando então viajamos de trem para Tour e Blois no vale do Loir. Na sexta-feira voltamos a Paris, mais uma vez de trem, mais precisamente num trem rápido chamado TGV, que pude medir a velocidade através do meu GPS e esta atingiu os 290 km/h. Lá em Paris pegamos um vôo da Austrian e chegamos à Viena às 21 horas. Passamos somente à noite em Viena e logo pela manhã pegamos o trem para Salzburg.

Salzburg me surpreendeu! Uma cidade pequena, um pouco fria, com temperaturas baixas mesmo, apresentando um rio de cor peculiar, algo como verde azulado, cortando a cidade em seu centro. Podemos dizer que a vida na cidade beira o rio. Lá no alto um enorme castelo que junto com o rio dá um toque de beleza e nobreza à cidade. Pegamos uma festa da cerveja, era sábado e as pessoas estavam alegres e cantantes pelas ruas. Os austríacos não gostam de ser comparados com os alemães, mas são bastante parecidos, inclusive nas tradições.

À noite, já mais frio resolvemos sair e comer algo. Tentamos ir no festival de cerveja, mas foi impossível, pois estava muito cheio e o local fechado estava extremamente enfumaçado, com um ar tão pesado que respirar parecia o ato mais difícil naquele momento. Por isso resolvemos sair e procurar um restaurante. Encontramos um e comemos uma bela comida típica com salsicha, chucrute e batata. Ah, esqueci da cerveja, cerca de meio litro da mais pura cerveja austríaca. Fomos dormir com a barriga bem cheia e procurando descasar, pois no dia seguinte iríamos pegar o trem logo cedo para Innsbruck.

Foi o que fizemos na manhã ensolarada de domingo. Pegamos o trem e em duas horas estávamos em Innsbruck. Uma região com tradição de esqui, com montanhas alpinas belíssimas, mas infelizmente sem neve. A temperatura estava fantástica, um belo dia de sol com um ventinho gelado super agradável. Passeamos pela cidade de ônibus de turismo e então resolvemos pegar um teleférico e escalar uma montanha altíssima de cerca de 2260 metros de altura em seu ponto máximo. Com certeza fui ao ponto máximo de onde tirei fotos bonitas e filmei um pouco. Lá do alto pude ver vários outros picos altíssimos, os mais altos com neve na ponta, mostrando que estávamos na verdadeira região alpina.

Após essa subida aos Alpes austríacos, como a fome era grande comemos novamente aquele prato típico com salsicha, chucrute e batatas acompanhado de meio litro da pura e deliciosa cerveja austríaca. Tomamos um sorvete em seguida e as 17 e 5 horas estávamos novamente num trem rumo a Salzburg. Aliás, é de dentro desse trem que estou escrevendo essas palavras.

No ano passado na Itália tive a oportunidade de viajar de trem e foi ótimo, o que também está se mostrando uma experiência bastante interessante este ano. No entanto, na atual viagem estamos andando muito mais de trem e tive a oportunidade de experimentar o trem de alta velocidade. Que meio de transporte fantástico!

Amanhã à tarde estaremos pegando o trem novamente e só que desta vez em direção a Viena, onde ficaremos até a próxima sexta-feira, quando então faremos o caminho de volta para Paris e Rio de Janeiro.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

TORRE EIFFEL À NOITE

A torre Eiffel é verdadeiramente maravilhosa e à noite fica mais linda. Vejam as fotos:




PARIS CONTINUA LINDA!

Estou em Paris. A cidade como sempre está maravilhosa e o clima não poderia estar melhor. Frio pela manhã e sol o resto do dia todo. Tem feito até um calorzinho gostoso.

A praça da Concordia

Eu e meus colegas da Renault. Obviamente eu entrei no lugar do Nelsinho Piquet.

O famoso arco do triunfo

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

AINDA PERSISTEM AS DÚVIDAS SOBRE O HIPOTIREOIDISMO E AUMENTO DE PESO


As dúvidas sobre o hipotireoidismo e aumento de peso ainda persistem. Algumas pessoas que têm hipotireoidismo acham, ou são levadas a achar que a doença leva a um aumento de peso, ou mesmo dificulta a perda de peso em pessoas que estão tentando emagrecer.

Acontece que se o indivíduo com a doença estiver bem tratado, ou seja, mantendo com a reposição do hormônio da tireoide um TSH entre 0,5 - 2,0 mcUI/mL, o seu metabolismo estará normal, pelo menos no que diz respeito aos hormônios da tireoide, por isso não ocorrerá a dificuldade em perder peso ou mesmo o aumento deste.

Tratar a doença hipotireoidismo não é difícil e o controle da dosagem do hormônio recebido deve ser feito através da dosagem do TSH. Temos que desmistificar a doença hipotireoidismo como causa de obesidade ou de dificuldade de se perder peso.

domingo, 13 de setembro de 2009

ENCONTRO COM UM ÍDOLO DO PASSADO


Ao final da década de 70, durante os anos 80 e no início da década de 90 o Flamengo teve vários excelentes times, o que se refletiu em 5 títulos nacionais, 1 título mundial, 1 título da Libertadores e vários títulos cariocas e outros. Naquela época o Flamengo teve um jogador que jogava no meio de campo e era daqueles que pouco apareciam, mas ao contrário do que possa parecer, por não aparecer, era um excelente jogador.

Este jogador era o Andrade, hoje técnico do time, que por sinal vem fazendo um trabalho bastante interessante como comandante dos jogadores. O Andrade era jogador elegante, com toque de bola refinado, jogava de cabeça em pé, pouco fazia faltas e não me lembro de vê-lo dando carrinhos. Ontem por sinal, na vitória sobre o Sport o Flamengo fez pouquíssimas faltas.

Foi legal conhecer o Andrade. Me veio à cabeça imagens de gols feitos por ele, especialmente contra o Botafogo na goleada de 6 X 0 e imagens de comemorações de títulos e mais títulos ganhos pelo fantástico time que o Flamengo teve àquela época.

GRANDE BARRICHELLO!


Valeu Rubinho! Acho que o Barrichello está aprendendo a ganhar. Mais uma vitória e o nosso piloto na fórmula 1 entrou de cabeça na luta pelo título deste ano.

Foi uma vitória difícil, mas mostrou que nosso piloto está, apesar de ser um veterano, se tornando mais maduro e mantendo a gana por vitórias.

Vamos aguardar a sequência de corridas e se tudo continuar nesse ritmo poderemos ter ao final mais um campeão na fórmula 1.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

VAMOS VENCER?


Todos os dias de nossas vidas são dias especiais. Mas a cada dia a coisa fica mais difícil e temos que fazer como se diz no ditado popular, matar um leão por dia. Entretanto temos que vencer!

Essa loucura toda nos coloca no mais elevado estresse psicológico e acaba por mexer com nossos sentimentos e interfere diretamente em nosso comportamento. Algumas pessoas não resistem a tamanho estresse e sucumbem. Uns passam a ter insônia, outros ficam agressivos e alguns passam a ter sintomas que mimetizam doenças do coração, ou enxaqueca, ou mesmo crise hipertensiva e outros males.

Como resolver tamanho problema criado pela sociedade competitiva em que vivemos? Aprendendo a conviver com o estresse. Na verdade nós não fomos feitos para conviver com o estresse crônico e muito menos com o estresse psicológico. Lembre-se de que somos animais seres humanos e por isso deviríamos viver como animais, ou seja, lidando apenas com estresse agudo e não crônico.

No entanto temos que vencer e tocar nossas vidas. O vitorioso é aquele que aprende a lidar com o estresse da melhor maneira possível e não transforma a dificuldade em doença. É difícil? Claro que sim! Sei que posso estar sendo simplista no que estou falando, mas se olharmos a fundo veremos que a realidade dos fatos, ou a verdadeira resposta reside lá em nosso interior. Somos sim animais e como tal nunca seremos perfeitos seres humanos. Neste mundo de hoje feito para seres humanos, nós animais iremos sofrer em demasia.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O BRASIL SE RENDE À FRANÇA!


Hoje no dia da independência do Brasil o governo brasileiro fechou acordo militar de vários milhões de dólares, que coloca o país nas mãos dos franceses. O que levou o governo brasileiro a escolher os caças franceses, mais caros que os rivais suecos e americanos? Pelas compras o Brasil terá um pacote que incluem submarinos, sendo um nuclear, além de helicópteros de última geração e aviões de transporte.

Por que tantos armamentos de última geração? Segundo nosso presidente seria para proteger o pré-sal e a floresta amazônica. Estaria ele com medo de quem? Seria do Hugo Chávez? Então o discurso dele de que o presidente venezuelano está correto no que vem fazendo na Venezuela é apenas retórica? Pois é!

O fato é que o pacote de armamentos comprados agora nos tornará uma potência militar, pelo menos no hemisfério sul, mas também nos colocará nas mãos dos franceses, pois dependeremos da transferência de tecnologia e teremos que pagar um altíssimo preço por tal tecnologia, que custará muito dos nossos recursos, que saem dos nossos bolsos e vão direto para os cofres do governo.

Que o governo esteja correto e que não pense em aumentar impostos para que mais uma vez paguemos a conta.

O QUE SERÁ DE NÓS? NOVAMENTE UM ESTADO DOMINADOR?


Ontem às 20 horas sua excelência o presidente da República ocupou rede de rádio e televisão para dar a mensagem do dia 07 de setembro ao povo brasileiro. Engraçado, falou de um país que cresce e vai crescer cerca de 4% em 2010 e de um país que hoje disputa com a China o local de melhor investimento.

Entretanto, baseou sua fala no famoso pré-sal e o petróleo que de lá deve sair. Deu a entender que esse petróleo de lá extraído vai melhorar a vida dos brasileiros e pediu aos brasileiros para ficarem atentos ao que está se discutindo no Congresso nacional. Nitidamente está utilizando o pré-sal como mote eleitoreiro e com claras idéias estatizantes. Olha ai mora o perigo!

O Brasil vive uma época jamais vivida em sua história. Após o plano real lançado ao final do governo Itamar Franco e consolidado pelo governo Fernando Henrique a economia vive uma época de estabilidade econômica tão surpreendente que conseguiu superar a crise econômica mundial, que empobreceu países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e outros; mas o Brasil conseguiu não só ser pouco afetado, como também sair com dividendos.

Hoje o governo tenta esquecer propositalmente tudo que foi feito no passado, porque isso tem implicações eleitoreiras e busca de forma perigosa implantar uma cultura estatizante, que pode de uma forma estagnadora interromper o que foi feito nos últimos anos. O governo não pode produzir nada, ele apenas tem que gerir o dinheiro que recebe com impostos da melhor forma possível. Já está mais do que provado que o governo não pode ser dono de nada, ou seja, ele tem que ser o controlador, ou o gestor.

Com outra idéia estúpida o governo tenta reviver a famigerada CPMF, agora com outro nome, para que esse dinheiro arrecadado seja aplicado na saúde. Quem acredita nisso!? Criar e aumentar impostos, aliás, são coisas que os últimos governos souberam fazer muito bem.

Na realidade não precisamos de mais impostos e de nenhuma interferência do estado na produção. As empresas têm que ser tocadas e geridas pelos empresários e cabe ao governo o papel de fiscalizar. O dinheiro arrecadado com os impostos, que não é pouco, deve ser mais bem aplicado e cabe a nós cidadãos cobrar do governo onde esse dinheiro está sendo aplicado.

Vamos votar com inteligência! Cada um de nós tem o poder de mudar! Ou pelo menos tentar melhorar.

sábado, 5 de setembro de 2009

ESTAMOS NA COPA! E AGORA?


É estamos na copa novamente. Aliás o Brasil é o país que desde da primeira copa nunca deixou de participar. Incrivel, ganhamos da Argentina dentro da casa deles e por um placar de 3 X 1. O que aconteceu? Jogamos muito? Acho que não, pelo menos nos padrões brasileiros de jogar bem, mas o suficiente para ganhar da Argentina no caldeirão de Rosário.

Agora estamos na copa do mundo e será que temos time para ganhar mais um campeonato do mundo? Sinceramente acho que não temos time, mas se jogarmos com inteligência teremos uma grande chance. Hoje pelo menos o Brasil jogou com muita inteligência, ou seja, sabendo aproveitar as oportunidades e explorando a fraqueza do adversário, que foi o chamado jogo aéreo.

Bem, estamos na copa do mundo e se tivermos cabeça, maturidade e inteligência, sem sombra de dúvidas poderemos chegar a mais uma vitória mundial. O básico nós temos, que é um time equilibrado, com jogadores experientes e de qualidade. Só nos resta ter sabedoria.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

A VIOLÊNCIA FAZ PARTE DE NOSSA ÍNDOLE?


Li o Millor Fernandes na veja desta semana e recomendo a leitura. Como sempre genial! Ele aborda de forma sui generis a violência que existe em cada um de nós. Verdade, somos violentos por natureza e como ele diz na crônica, o animal ser humano é bastante violento.

A grande pergunta é se a violência que reside em nós é inata ou ela aparece devido às agruras do dia-a-dia? Acho, como o Millor, que ela é inata e remonta dos tempos em que ainda éramos macacos, ou quase macacos. Por isso exemplos de violência humana contra humanos ao longo da história.

Se ela é inata também é da natureza humana a agressividade que gera toda essa violência que temos notícia hoje e tivemos no passado. Por isso a violência das crianças, de suas brincadeiras agressivas e do sentimento homicida que a criança tem quando existe uma relação de ciúme com outra criança.

Terrível isso, não é? Então a violência não é doença, mas natural, no entanto temos que saber dominar essa natureza e transformar a energia dela emanada para que possamos convergi-la para algo produtivo e bom. Isso é mudar a natureza, porque não existe espaço hoje em dia para violência, mesmo ela sendo de nossa natureza.

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca