sexta-feira, 3 de julho de 2009

O Que é Esse Escurecimento ao Redor do Pescoço?




Muitas vezes nos deparamos com pessoas apresentando escurecimento ao redor do pescoço. Essas manchas que às vezes lembram "caraca", sujeira, falta de banho, não têm nada a ver com falta de água e sabão. Na verdade essas lesões, como visto acima, não só ocorrem no pescoço, mas também em áreas de dobras, virilhas, axilas, no dorso dos dedos e em áreas de cicatrização.
Isso é chamado de acantose nigricante (nigricans), que é uma lesão da pele onde temos escurecimento e espessamento e que geralmente ocorre em pessoas que têm resistência à insulina, ou seja, uma dificuldade para que a insulina funcione. Esta situação é um estado metabólico que está relacionado com o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial, diabetes melito, aumento de triglicerídeos no sangue e obesidade, principalmente na barriga.
Quem observar esse tipo de lesão na pele nessas áreas e tiver história na família de diabetes, hipertensão arterial e obesidade, deve procurar um médico para ser avaliado.

8 comentários:

Ju Martini disse...

olá, gostei muito da sua explicação... muito clara e objetiva. obrigada, ju martini

Jessica disse...

tbm adorei a explicação vc sabe me dizer se clariderm funciona?

Unknown disse...

Oi Jéssica,
Infelizmente não some com Clariderm. Faça exercícios e coma direito.

Um abraço.

Anônimo disse...

mais se emagrecer funciona!? tipo some!? esta ficando mt escuro, fico ate com vergonha nas ruas!

Santos Silva disse...

Ótima explicação. Estava procurando informações sobre o problema abordado.Vai me ajudar muito.
OS aspectos descritos são "parecidos"
com a minha situação. Pescoço e axilas com manchas...empretecendo !
Estou obeso, faço controle de pressão, e...posso estar diabético.
Muito obrigado ! Estou indo ao médico !!!

Anônimo disse...

Olha so eu tenho isso no pescoço,axila e virilha estou mais gordo na barriga que o resto e minha vó tem diabetes eu não sei o que é isso no meu pescoço sei que é igual do cara da foto vc poderia me dizer o que eu faço para tirar porfavor??

Unknown disse...

Olha, o que você tem é Acantose Nigricante. Isso é causado por resistência Insulínica que pode colocar você em risco para diabetes. Por isso, a melhor coisa a fazer é emagecer, comendo corretamente, fazer atividade física regular e ter um estilo de vida próprio e adequado. Procure m Endocrinologista.

Anônimo disse...

Oi Dr. Rubens. O Senhor só não respondeu se é possível clarear a pele que já esta assim pq a minha é bem parecida e eu sou pardo

Livros Interessantes

  • 1808 - Laurentino Gomes
  • 1822 - Laurentino Gomes
  • 64 Contos de Rubem Fonseca
  • A Cabana - William P. Young
  • A Farsa - Christopher Reich
  • A Teoria da Relatividade Especial e Geral - Albert Einstein
  • Agosto - Rubem Fonseca
  • Cidade de Ladrões - David Benioff
  • Como Vejo o Mundo - Albert Einstein
  • Dom Casmurro - Machado de Assis
  • GOG - Giovanni Papini
  • Mandrake: A Blíblia e a Bengala - Rubem Fonseca
  • Memórias Póstumas de Bras Cubas - Machado de Assis
  • O Andar do Bêbado - Leonard Mlodinow
  • O Círculo dos Mentirosos - Jean-Claude Carriere
  • O Imperador (4 Volumes) - Conn Iggulden
  • O Livro dos Livros Perdidos - Stuart Kelly
  • O Mestre de Quéops - Albert Salvadó
  • Para Ler Como Um Escritor - Francine Prose
  • Pós-Guerra - Tony Judt
  • Quem Somos Nós? William Arntz, Betsy Chasse, Mark Vicente
  • Rio das Flores - Miguel Sousa Tavares
  • Ser Feliz - Will Fergunson
  • Simplesmente Einstein - Richard Wolfson
  • Solar - Ian MacEwan
  • The Einstein Theory of Relativity - H.A. Lorentz
  • Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos - Rubem Fonseca